quarta-feira, 28 de setembro de 2011

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VARIADORES TMAX

Teste efectuado em recta sem vento, depósitos de gasolina (iguais), o material utilizado: 2 variadores origem, 1 evo3r, 2 evo2r, 2 campulas evo2r, 2 jogos massas 13,50 gr, 2 jogos 14,50 gr, 1 jogo 11,90 gr e as velocidades medidas são de marcador 100km/h ( 94 GPS) e 170 km/h (160 GPS) cronómetro Diamond 2 com programa stop watch (com 16 medições de volta) e um GPS (tomtom, run gps trainer) e as massas pesadas com balança de precisão (0,01gr).

moto Tmax 2010 (modelo 2009), escape e vidro de serie com 5 meses e com 9200 kms.

VARIADOR ORIGEM:

0-100 km/h ---- 8,31 seg.
0-120 km/h ---- 11,59 seg.
0-140 km/h ---- 16,03 seg.
0-160 km/h ---- 27'07 seg.
Velocidade máxima 170 km/h.


VARIADOR EVO3R (13,5 gr)

0-100 km/h --- 6,70 seg (5250 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9'61 seg (5750 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13'80 seg (6250 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 24 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7500 rpm).

A moto mudou totalmente o seu comportamento, tem um tacto muito mais fino que o variador de origem e menor ruido. os consumos em cidade vai até aos 180 kms reserva incluida, estrada 240 km.

Conclusão: Diferença de comportamento da moto como da noite para o dia.

VARIADOR EVO2R (13,50 GR)

0-100 km/h --- 6,50 seg (5000 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,40 seg (5500 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,40 seg (6000 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 27,50 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7500 rpm).


O funcionamento do evo2r com 13,50 gr é muito parecido com o evo3r, com os mesmos pesos, funciona menos revolucionada (menor rotação).

Conclusão: a sensação de aceleração é a mesma que com o evo3r só que com tempos ligeiramente melhores, com melhores consumos tanto em cidade como em estrada mas com pouca diferença. Em caso de um funcionamento normal esta opção é a melhor se queres rendimento e consumos e um pouco pior em finura comparando com o evo3r.

VARIADOR EVO2R (13,50 GR) CAMPANULA EVO3R

0-100 km/h --- 6,45 seg (5000 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,30 seg (5500 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,40 seg (6000 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 23,80 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7500 rpm).

menos ruido de variador do que com a Campanula normal e menos vibrações
A suavidade do conjunto é como o evo3r.

VARIADOR EVO2R (11,80 gr)

0-100 km/h --- 6,80 seg (5500 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,61 seg (6250 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 14,50 seg (6750 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 30 seg.
Velocidade máxima não comprovada.

Conclusão: pensava que sería a melhor opção com maior aceleração e para aproveitar sempre a potencia máxima declarada pela YAMAHA ás 7500rpm e afinal a sensação de que…parece uma moto de corrida mas passando os 120km/h nota-se a perda de potência. Decepção com os resultados obtidos.

VARIADOR EVO2R (14,50 gr)

0-100 km/h --- 6,62 seg (4750 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,25 seg (5250 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,80 seg (5750 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 27'47 seg.
Velocidad máxima 170 km/h (7250 rpm)

O variador tem um comportamento identico á anterior opção mas muito menos revolucionado (menor rotação) e os consumos baixaram 4'80 l/100km por estrada (300 km por depósito) e uns 210kms em cidade, podes circular quase a 60km/h por cidade sem as rotações chegarem às 4000rpm, que com o Evo3R era impossível.

conclusão: Sem dúvida a melhor opção de todas as outras anteriores.

VARIADOR EVO2R (14,50 gr) CAMPANULA EVO3R

0-100 km/h --- 6,39 seg (4750 rpm velocidade constante)
0-120 km/h --- 9,05 seg (5250 rpm velocidade constante)
0-140 km/h --- 13,05 seg (5750 rpm velocidade constante)
0-160 km/h --- 23,50 seg.
Velocidade máxima 170 km/h (7250 rpm)

Conclusão: Suavidade, baixo consumo e máxima aceleração e menor ruido do motor de todos os casos testados, pena o preço da Campanula do evo3r (75€) porque sería a opção mais recomendada.


Por cada grama de peso das massas (x16 massas) equivale a 250rpm do motor, tanto a velocidades constantes como a gas/a fundo. Não testei com massas de 16,50 gr mas na minha moto ficaria seguramente demasiado baixa de rotações.

J.COSTA VARIADOR TRANVERSAL

Uma das grandes vantagens deste variador frente ao normal é o seu funcionamento, podes ter potencia desde o primeiro rodar de punho e manter até ao momento que queres circular a velocidades constantes com rpm inferiores ao variador de origem, em nenhum dos casos testados, nem nos mais extremos (11,90 gr) se pode dizer que o regime do motor (digital) a velocidades constantes seja perigoso para o motor, devido ao funcionamento do variador transversal.

Texto traduzido e adaptado por Pedro Alves

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ESCOLA DA SCOOTER - Scootersolution.com.pt

artigo TimeOut Lisboa

Artigo AutoHoje

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Honda Vision - 1º contacto



Quero agradecer á Lopes & Lopes concessionário oficial Honda e em particular ao Sr. António Lopes por terem cedido a Vision para testar.
Já estava á espera do que íria encontrar, um motor simpático, uma scooter económica e sem falhas aparentes em termos de qualidade, mas o que me surpreendeu foi a suavidade de funcionamento, a quase ausencia de vibrações, o silêncio (motor muito silencioso) e a qualidade de construção!!!
o motor promete ser um bom aliado para as voltas da cidade e mais alguma coisa, como uma ída a Cascais, Sintra...penso ser um veículo muito bem estudado para o que pretende ser... um citadino. os amortecedores, mono atrás, cumpre perfeitamente o seu papel, o banco é bastante confortável e apesar de a scooter ser pequena, estamos á vontade, eu não me senti acanhado!
a resposta do motor é contudente, surpreende até na forma como a transmissão reage, sendo as reprises dos 40 a 60km/h bastante celebres.
no pequeno contacto que tive permitiu-me, numa pequena recta auferir 90km/h de velocimetro com bastante á vontade!!!
Em termos de consumos não pude testar, mas ficará para uma outra oportunidade!!!

CIDADE: muito bom
ESTRADA: cumpre
AE: não

by Panda

sábado, 3 de setembro de 2011

considerações TMAX

TMAX 500

De dESIGN, muito bem conseguido, com um escape, a acompanhar a cintura, com um ângulo bastante inclinado (que fortemente caracteriza o seu lado mais desportivo), se repararem bem toda a secção traseira é bastante larga, principalmente a zona debaixo do banco (largo e achatado), o pneu de largura 160 ajuda a todo este aspecto RR. A frente com duas ópticas rasgadas (tipicamente Tmax), a forquilha de 43” e os dois discos na frente tornam a frente bastante harmoniosa e enquadrada com toda a secção posterior. O pormenor do mostrador (velocímetro e conta-rotações) em forma circular em destaque e acompanhado por um pequeno vidro transparente e escurecido que permitem visualizar a estrada quando optamos por uma condução mais agressiva em AE.

A scooter mais completa do mercado
Não basta dizê-lo, temos que ter argumentos para tal…e não é porque tem um grande motor, super confortável, tem a caixa xpto, é gorda, a mais pesada, que poderá ser considerada a melhor!

O que é uma scooter? Qual a diferença para uma mota?

Para ser considerada uma excelente scooter tem que ser exemplar em cidade! Muito maneável, leve, com capacidade para guardar objectos debaixo do banco, facilidade para passar entre os carros.
Depois poderá ser boa para fazer estrada… mas aqui é subjectivo!!!



Hoje em dia uma boa scooter é:

CIDADE: tem que ser excelente
ESTRADA: tem que ser muito boa
AE: tem que ser satisfatória

A única que cumpre estes três itens com nota final MUITO BOM é a TMAX

Em cidade, das “scooters grandes” esta é a mais maneável de todas…quase tão rápida como as scooters mais pequenas e leves (em mudanças bruscas de direcção)…fazer Bairro Alto ou Alfama com as subidas íngremes e curvas de ângulos acentuados é uma brincadeira de “crianças” para a T.

Estrada…um dos seus habitats favoritos, devido ao seu quadro em alumínio, baixo centro de gravidade, curta, às suas rodas 15”, o facto de ser leve, ao seu motor 500cc bicilindrico (leve e potente) curva e trava como mais nenhuma scooter actualmente em comercialização!

AE…onde quase todas as scooters pecam, á excepção da espectacular GP800 que permite velocidades de ponta reais acima dos 190km/h. a T neste campo não envergonha, permitindo circular a 170 e de vez em quando 180 de marcador…já umas velocidades muito respeitosas e sem ser importunada com ventos ou oscilações de suspensões!!!

Para mim a TMAX é a scooter mais completa do Mundo e a minha eleita para ostentar este 1º lugar.
Vamos ficar á espera da nova Bmw…pois eles querem destronar a T e o que o departamento motos da Bmw “Motorrad” sabe é que a Yamaha andou muitos anos a dominar o mercado das super scooters e sem concorrência!!! …e o que os senhores da Bmw resumem com a afirmação “…querer destronar a Tmax…” é que a TMAX é a melhor Maxiscooter do mercado!

E eu concordo com eles!

?%#u