domingo, 28 de março de 2010

SUZUKI BURGMAN 650


Texto copiado, com devida autorização de Mário Araújo
do Forum http://viajardemoto.com/

..."Gosto de motos! Se pudesse tinha um armazém cheio delas..

Como isso não é possivel, escolho-as normalmente pelas suas características em termos práticos, aquelas que me satisfazem tendo em conta a utilização que lhe pretendo dar, ou então pelo seu carisma (no caso da Vespa, ou da Harley que também deixa saudades)
A Burgman era daquelas motos, que naturalmente nunca me disse nada de especial. Desde 2002 quando apareceram, e sempre que me cruzava com uma, até achava estranho como é que alguém com tantas opções no mercado ao mesmo preço, poderia comprar esta "scooter"...
Pensava isto porque não a conseguia encaixar em nenhum segmento..ok..é uma scooter... automática...mas tem motor bicilindrico de 650cc, a protecção aerodinâmica de uma qualquer turística, pesa 240 kgs, e imagine-se tem mais 10cm de distancia entre eixos, e é do mesmo comprimento e largura que uma Pan European 1300...
Com um topcase + 55 lts de origem debaixo do assento tem tudo para se tornar uma bela turística...
Resumindo, esta "scooter" brindou-me com uma bela duma bofetada de luva branca, daquelas que me deixou a pensar que nestas coisas das motos, nada como experimentar...mas não apenas num test-drive de meia dúzia de kms.
Com o tempo mudei radicalmente a minha opinião, e ainda sem a conseguir definir, estou muito surpreendido com tudo o que esta máquina tem para oferecer.
Mesmo não sendo o meu "estilo" destaco na sua faceta de "scooter":
- o conforto
- protecção aerodinâmica
- capacidade de bagagem, incluindo vários espaços de arrumação
- facilidade de uso no dia a dia
- a roda mais pequena revela-se em algumas situações
como "moto":
- a elevada estabilidade devido ao baixo centro de gravidade
- o excelente motor e sua resposta desde os 0 kms/h que só pára nos 180.. (para apenas 55 cvs)
- e o escape..que também parece o de uma moto normal
Juntem a isto bons consumos que variam entre os 4/6 Lts ao 100, 3 modos de utilização da transmissão, e vá lá.. um pouco de exclusividade para fazer bem ao ego..."

Eu com um Blog onde falo de Maxiscooters e sem falar da Burgman 650 é o mesmo que ír a Paris e não ver a Torre Eiffel.
Acho esta descrição fantástica, pois eu já tive o privilégio de fazer uns 40kms numa 650 Executive e a sensação de segurança, de conforto é enorme e aínda por cima com potência suficiente para nos sentirmos numa verdadeira moto de turismo, que está apta para a cidade bem como para uma viagem de fim de semana ou para quem goste de devorar kms por essa Europa fora, como eu.

Sem comentários:

Enviar um comentário