quarta-feira, 3 de março de 2010

Teste á Honda Forza Z 250

Fui buscá-la ao stand pouco passava das 11h, estava um sol radioso, só apetecia fazer kms.


O destino que eu e a Catarina tinhamos em mente era S. Martinho do Porto, com direito a almoço numa cervejeria na Avenida principal.
Fomos sempre junto ao mar, Ericeira, Sta Cruz, Peniche, passando pelas Caldas da Rainha.

O conforto em cima da Forza era fora de série, com um banco de meter inveja até ao sofá lá de casa...
O pormenor do comando á distância, o painel de instrumentos como o de um automóvel e um som proveniente do escape que prometia.
Mas o pior estava para vir, na zona de Peniche apanhámos uma IC com 2 faixas para cada lado, o vento era forte na altura.
A protecção frontal na Forza é práticamente inexistente (priveligiaram a estética em deterimento do conforto) fizemos aqueles pouco kilometros com um vento lateral e frontal sempre presentes... a velocidade máxima alcançada era de 120km/h com 2 pessoas, não dava mais.
A minha pendura fartou-se de refilar neste dia, pois nunca se sentiu confortável.
a velocidade máxima que eu atingi foi de 135km/h e muito aflito.
Esta Maxiscooter tem coisas fabulosas e uma delas é o motor, bastante poupado e muito agradável, não é a que anda mais do segmento, nem de perto, mas é provável que seja a mais agradável de conduzir. A força do motor está sempre presente, o comportamento em curva é impecável, o poder de travagem transmite bastante confiança e a capacidade de carga é impressionante.



Specifications
L×W×H (m) 2.185×0.750×1.180
Wheelbase (m) 1.545
Ground Clearance (m) 0.135
Seat Height (m) 0.710
Vehicle Weight (kg) 201
Fuel Consumption (km/l) 43.0 (60km/h constant-speed test value)
Minimum Turning Radius (m) 2.6
Engine Type MF10E¥water-cooled 4-stroke OHC single-cylinder
Displacement (cm3) 248
Bore × Stroke (mm) 68.0×68.5
Compression Ratio 10.2
Maximum Power Output (kW[PS]/rpm) 16[22]/7,500
Maximum Torque (N·m[kg·m]/rpm) 22[2.2]/6,000
Starter Self-starting
Carburetion Programmed Fuel Injection (PGM-FI)
Ignition Programmed Fuel Injection (PGM-FI)
Fuel Tank Capacity (l) 12
Lubrication Force-fed and splash
Clutch Dry-type, multi-plate shoe
Gearbox Continuously variable (V-Matic)
Electronic manual mode
Gear Ratio D-mode:2.450~0.800
S-mode:2.600~0.800
Caster Angle (degrees) / Trail (mm) 27°00′/92
Tire size Front 110/90-13M/C 55P
Rear 140/70-13M/C 61P

2 comentários:

  1. Gostei das informacoes sobre o forza z adiquiri uma ontem e estou rsperando sair os documentos para sair rodando nela, valeu.

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  2. A minha, aos 30.000 kms, desfizeram-se os rolamentos da biela. Resultado motor aberto, e substituição da cambota, biela, piston, etc. Uma nota preta... Uso a Forza para ir para o trabalho e pequena viajens. Nunca excedi, nem forcei o motor. Já me disseram que era usual isto acontecer à Forza 250. Façam as contas antes de se decidirem em adquirir este modelo da Honda, pois a casa-mãe não se responsabiliza por esta anomalia.

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